Podium Tecnologia | Segurança da Informação – Como obter investimentos?
16448
single,single-post,postid-16448,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Segurança da Informação – Como obter investimentos?

qode interactive strata

Segurança da Informação – Como obter investimentos?

A tecnologia da informação é o principal elemento de sustentação e inovação das empresas atuais e a informatização dos processos de negócios é um caminho sem volta. Com a informação tornando-se praticamente toda digital, os ganhos de agilidade para os negócios e para tomada de decisão são expressivos, entretanto os riscos de segurança também.

É enorme o desafio de proteger informações em um ambiente corporativo praticamente sem fronteiras delimitadas, e a estratégia para tornar isso uma realidade é através de tecnologias sólidas de segurança lógica, processos bem definidos e uma forte conscientização das pessoas. Em uma análise macro o entendimento que os investimentos em Segurança Informação é algo natural nas empresas, mas a realidade da maioria das empresas é diferente e vivem dificuldades de convencimento da alta administração de priorizar o assunto dentro do orçamento corporativo. De acordo com a 27º pesquisa anual de uso da TI realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, em um universo de aproximadamente 2500 empresas, os gastos e investimentos em TI na média está em 7,5% do faturamento líquido para médias e grandes empresas.  A pesquisa ainda revela que para o segmento de Serviços esse percentual é maior atingindo 10,9% e para a indústria fica próximo de 4,6%. Essa pesquisa é uma grande fonte de referência para os gestores de TI colocarem na mesa durante a estruturação dos orçamentos anuais.

O mercado ainda tem carência de pesquisa nesse sentido para Segurança da Informação até pela própria baixa maturidade das empresas em segregar o orçamento da TI em linhas mais detalhadas, e exatamente essa separação pode contribuir no desafio. Segregar os gastos de TI isolando o percentual associado com Segurança da Informação, e compartilhar periodicamente com a alta administração é uma forma de sensibilização e fortalecimento do tema no dia a dia da empresa.

E você tem o histórico ano a ano dos gastos com Segurança da Informação?  Uma dica é associar esse valor com o faturamento líquido da empresa e passar a fazer parte dos indicadores de Segurança. Isso pode ajudar a ampliar o seu orçamento de Segurança da Informação. Pense nisso!!

Rogério Coutinho – Diretor de Operações da PODIUM TECNOLOGIA

MAIS QUE SEGURANÇA. CONFIANÇA.