02 fev GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS – POR ONDE COMEÇAR?
As empresas têm investido fortemente para fortalecerem a Governança Corporativa, implementando mecanismos que direcionam a gestão e ajudam no controle e monitoração da organização, o objetivo é criar um cenário de confiança pelas partes interessadas na gestão do negócio, por meio da transparência, responsabilidade corporativa e uma sólida Gestão de Riscos.
A Gestão de Riscos antecipa cenários de ameaças que possam causar imprevistos e desviar o negócio de seus objetivos.
A Gestão de Continuidade de Negócios prepara as operações e a gestão, para reagir a incidentes e imprevistos que possam interromper os negócios, a fim de minimizar os impactos e garantir de modo aceitável, a continuidade da entrega dos serviços e produtos aos clientes.
Observamos que o maior impasse no dia a dia dos clientes, é a definição de por onde começar. Quando a empresa é pressionada por alguma Auditoria, não existe dúvida, o início parte sempre pela não conformidade apontada.
Embora, a conformidade/regularidade com a Auditoria não signifique a maturidade do processo de gestão em questão, ela já é uma direção.
Por isso, o ideal mesmo para quem é auditado, é estruturar um planejamento de curto, médio e longo prazo, focando não apenas em atender a Auditoria, mas ampliar a maturidade efetiva do processo.
Temos observado que a iniciativa de Gestores de TI, de convidar uma Consultoria especialista no tema, para uma apresentação à Diretoria Executiva, levando uma visão de mercado e cases diversos, ajuda na sensibilização inicial e no entendimento das abordagens possíveis. A visão de um roadmap para o tema, ajuda o entendimento e consequentemente envolvimento da Alta Administração.
A Gestão de Continuidade de Negócios é uma frente de trabalho importante e pode se tornar grande, porém projetos longos tendem a prejudicar a percepção dos resultados. Dessa forma, a experiência na definição do escopo e de qual melhor abordagem, é fundamental.
O caminho natural é iniciar pela BIA (Business Impact Analysis – Análise de Impacto nos Negócios), para definir os requisitos de continuidade dos processos críticos e os impactos associados. A BIA é um projeto que exige senioridade na execução, para extrair da melhor forma possível os pontos a serem abordados nas próximas etapas.
Uma dica é contar com Consultoria Externa, para ajudar no planejamento inicial. Dependendo da abordagem, sua empresa não terá custos com essa etapa e poderá ter um ganho expressivo em contar com a experiência de mercado, nesse momento fundamental de definição do roadmap.
A PODIUM TECNOLOGIA pode ajudar sua empresa, não somente na fase inicial de sensibilização da Alta Administração e definição de roadmap, mas também com:
- Direcionamento estratégico de continuidade de negócios;
- Estruturação e treinamento de um comitê de GCN;
- Estruturação da área de GCN;
- Análise de riscos de Tecnologia, Processos, Datacenter e Pessoas;
- Análise de impacto nos negócios – BIA;
- Elaboração e/ou definição de estratégias de continuidade;
- Plano de administração de crise;
- Plano de continuidade operacional;
- Plano de recuperação de desastre;
- Plano de gerenciamento de incidente;
- Plano de teste e validação;
- Treinamento em gestão de continuidade de negócios.
Conte conosco nesse desafio de implementar e manter a Gestão de Continuidade de Negócios da sua empresa.
Rogério Coutinho Diretor de Operações PODIUM TECNOLOGIA
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.