Botão para mostrar o Aviso - (Tag 3)
Podium Tecnologia | GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS – POR ONDE COMEÇAR?
17007
post-template-default,single,single-post,postid-17007,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS – POR ONDE COMEÇAR?

GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS – POR ONDE COMEÇAR?

As empresas têm investido fortemente para fortalecerem a Governança Corporativa, implementando mecanismos que direcionam a gestão e ajudam no controle e monitoração da organização, o objetivo é criar um cenário de confiança pelas partes interessadas na gestão do negócio, por meio da transparência, responsabilidade corporativa e uma sólida Gestão de Riscos.

A Gestão de Riscos antecipa cenários de ameaças que possam causar imprevistos e desviar o negócio de seus objetivos.

A Gestão de Continuidade de Negócios prepara as operações e a gestão, para reagir a incidentes e imprevistos que possam interromper os negócios, a fim de minimizar os impactos e garantir de modo aceitável, a continuidade da entrega dos serviços e produtos aos clientes.

Observamos que o maior impasse no dia a dia dos clientes, é a definição de por onde começar. Quando a empresa é pressionada por alguma Auditoria, não existe dúvida, o início parte sempre pela não conformidade apontada.

Embora, a conformidade/regularidade com a Auditoria não signifique a maturidade do processo de gestão em questão, ela já é uma direção.

Por isso, o ideal mesmo para quem é auditado, é estruturar um planejamento de curto, médio e longo prazo, focando não apenas em atender a Auditoria, mas ampliar a maturidade efetiva do processo.

Temos observado que a iniciativa de Gestores de TI, de convidar uma Consultoria especialista no tema, para uma apresentação à Diretoria Executiva, levando uma visão de mercado e cases diversos, ajuda na sensibilização inicial e no entendimento das abordagens possíveis. A visão de um roadmap para o tema, ajuda o entendimento e consequentemente envolvimento da Alta Administração.

A Gestão de Continuidade de Negócios é uma frente de trabalho importante e pode se tornar grande, porém projetos longos tendem a prejudicar a percepção dos resultados. Dessa forma, a experiência na definição do escopo e de qual melhor abordagem, é fundamental.

O caminho natural é iniciar pela BIA (Business Impact Analysis – Análise de Impacto nos Negócios), para definir os requisitos de continuidade dos processos críticos e os impactos associados. A BIA é um projeto que exige senioridade na execução, para extrair da melhor forma possível os pontos a serem abordados nas próximas etapas.

Uma dica é contar com Consultoria Externa, para ajudar no planejamento inicial. Dependendo da abordagem, sua empresa não terá custos com essa etapa e poderá ter um ganho expressivo em contar com a experiência de mercado, nesse momento fundamental de definição do roadmap.

A PODIUM TECNOLOGIA pode ajudar sua empresa, não somente na fase inicial de sensibilização da Alta Administração e definição de roadmap, mas também com:

  • Direcionamento estratégico de continuidade de negócios;
  • Estruturação e treinamento de um comitê de GCN;
  • Estruturação da área de GCN;
  • Análise de riscos de Tecnologia, Processos, Datacenter e Pessoas;
  • Análise de impacto nos negócios – BIA;
  • Elaboração e/ou definição de estratégias de continuidade;
  • Plano de administração de crise;
  • Plano de continuidade operacional;
  • Plano de recuperação de desastre;
  • Plano de gerenciamento de incidente;
  • Plano de teste e validação;
  • Treinamento em gestão de continuidade de negócios.

Conte conosco nesse desafio de implementar e manter a Gestão de Continuidade de Negócios da sua empresa.

Rogério Coutinho Diretor de Operações PODIUM TECNOLOGIA

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

MAIS QUE SEGURANÇA. CONFIANÇA.